sábado, 27 de junho de 2026Edição Digital
Folha Um News
Notícias, economia, esportes, entretenimento e cultura — todos os dias
Notícias

Loucuras de Bielsa: espionagem e granada

Por Folha Um News · · 2 min de leitura

O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, enfrenta a Espanha nesta sexta-feira (26), às 21h, em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Conhecido como "El Loco", o treinador construiu uma trajetória marcada por episódios excêntricos e quase inacreditáveis.

Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro e jogou por Newell's Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, até se aposentar no início dos anos 1980. Como treinador, começou no Newell's Old Boys, onde deu início à sua fama folclórica.

No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores cercaram a casa de Bielsa. O técnico apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O time chegou à final daquele campeonato, perdendo o título para o São Paulo. Bielsa se tornou lenda no clube, vencendo o campeonato argentino duas vezes, e o estádio foi rebatizado como Estádio Marcelo Bielsa.

No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que os jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era mostrar o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para os jogos.

Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade em uma entrevista coletiva e admitiu que espionava todos os adversários da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.

Em outro episódio, durante uma partida contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. Isso porque o Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso naquela temporada. Apesar disso, Bielsa conseguiu levar o Leeds à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência.

No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no CT. No dia seguinte, em entrevista coletiva, disse que havia apresentado denúncia contra si mesmo na polícia pelo ocorrido.

Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao CT do adversário com uma caixa de papelão. Dentro dela, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube, mostrando que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.

Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o descumprimento de uma promessa da diretoria de trazer reforços.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X