Deputado Julio Cesar: esporte transforma e combate criminalidade

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. Durante a conversa, o parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis que, segundo ele, fortaleceram o esporte amador e profissional na capital.
Julio Cesar está em seu terceiro mandato. Ele chegou a Brasília em 2012 para assumir o cargo de Secretário de Esporte. Depois, foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e conquistou a reeleição em 2022. O parlamentar disse que suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte, além de atuar na área social e na defesa dos idosos.
O deputado contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele passou a ouvir a população e a apoiar outras modalidades, como as artes marciais. Segundo ele, o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformado em lei na Câmara Legislativa, passou a atender mais de 5 mil atletas por ano, contra cem antes. O Bolsa Atleta também foi estendido para a categoria Paralímpica.
Julio Cesar lembrou do atleta Caio Bonfim, que conheceu quando ele ainda era um jovem promissor. O parlamentar disse que acreditou no potencial do atleta, que depois foi para as Olimpíadas, conquistou medalha e foi campeão mundial. Ele também citou a ampliação dos Centros Olímpicos, que passaram de três para 12, com o 13º em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão foi criado para formar atletas de alto rendimento, com treinadores especializados.
O deputado afirmou que o esporte é uma ferramenta no combate à criminalidade e à ociosidade. Ele disse que, por meio de suas emendas parlamentares, ajuda cerca de 60 instituições sem fins lucrativos que oferecem aulas gratuitas de esportes para a comunidade. A contrapartida exigida é que os jovens estejam matriculados e frequentando a escola. Julio Cesar lamentou que, dos oito deputados federais da bancada do DF, somente ele atue com essa bandeira.
O parlamentar destacou a aprovação de uma lei de sua autoria que torna a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene. A medida foi aprovada na Câmara e no Senado após o governo federal ter encerrado o ciclo anterior da lei. Ele também mencionou a aprovação de uma legislação que dá segurança jurídica para federações e confederações esportivas na reforma tributária e seu trabalho como relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, que já foi aprovado na Câmara e está no Senado.
Sobre o cenário político, Julio Cesar afirmou que o Republicanos cresceu no país. A meta para 2026 é eleger mais de 50 deputados federais. No DF, a meta é eleger dois ou três federais e três distritais. O partido tem nomes como Fred Linhares e o próprio Julio Cesar para a Câmara Federal, e Martins Machado, Rodrigo Delmasso, Doutora Jane, Bispo Renato, Fernando Fernandez e Renata d'Aguiar para a CLDF. O deputado disse que se posiciona à direita.
Questionado sobre a disputa entre o ex-governador Ibaneis Rocha e a governadora Celina Leão, Julio Cesar afirmou que é cedo para declarações e que acredita em um entendimento entre os grupos políticos. Sobre a polarização no Congresso, ele disse que o embate continua acentuado e que o Brasil sofre retrocessos sob a gestão do atual governo federal.
O deputado criticou a suspensão da chamada "Lei da Dosimetria" pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a decisão é uma interferência do Judiciário em prerrogativas do Congresso Nacional. Julio Cesar defendeu a autonomia legislativa e disse que a lei, aprovada por maioria absoluta na Câmara e no Senado, deveria ser cumprida. Ele afirmou que o Judiciário é quem mais precisa recuar para cessar as interferências nas decisões do Congresso.